Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
86994186882
Política Ao Butantan

Governadores se reúnem e pedem cronograma de vacinas

Os ofícios assinados pelo coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19, Wellington Dias, governador do Piauí, ressaltam a elevação no número de casos e óbitos

20/02/2021 13h00 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os governadores do Brasil, por meio do Fórum Nacional de Governadores enviaram nesta sexta-feira (19), ofícios destinados aos presidentes do Butantan e da Fundação Oswaldo Cruz, solicitando um cronograma de entrega de imunizantes e vacinas da Covid 19.

Os ofícios assinados pelo coordenador da temática estratégia para vacina contra Covid-19, Wellington Dias, governador do Piauí, ressaltam a elevação no número de casos e óbitos, aumento da transmissibilidade, bem como agravamento da enfermidade, fato que exige mais tempo de permanência dos pacientes em fase de hospitalização (UTI ou leito clínico) e o agravamento do quadro sanitário nacional, resultando no colapso da rede hospitalar em 16 Estados brasileiros e evidenciam a necessidade de um cronograma detalhado acerca do recebimento de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e entrega das vacinas adquiridas no exterior e as produzidas no Brasil e ainda a previsão das datas de fornecimento das respectivas doses ao Ministério da Saúde.

De acordo com Wellington Dias, após a apresentação dessa capacidade máxima de produção, é possível que os entes federados consigam manter a estratégia de seguir as regras do Plano Nacional de Imunização (PNI), para garantir ao menos a primeira dose a aproximadamente 25% da população brasileira, correspondente à Fase I de imunização, contemplando cerca de 50 milhões de pessoas.

Na oportunidade, os governadores também solicitaram que os institutos possam trabalhar com a sua capacidade máxima, obtendo mais doses de imunizantes além dos já contratados, com o propósito de antecipar, para data anterior a julho deste ano, a previsão de produção de IFAs no Brasil. Colocando também a disposição os Governos Estaduais para auxiliar técnica e politicamente – de forma suprapartidária garantir as condições de preservação das vidas.

“Desse modo, alcançaríamos a imunização de mais de 70% da população brasileira, auxiliando ainda outros países. Para esse fim, destaco que podem contar com apoio, inclusive financeiro, dos Estados brasileiros, conforme acordado com o Ministério da Saúde e em observância aos parâmetros do PNI”, disse Wellington Dias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. 22° Máx. 33°

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (01/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (02/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio