Notícias

Sem salários, profissionais da Saúde vão parar 100% em THE

Sindicato da categoria ressaltou que cortes estão sendo realizados no contracheque de quase todos os servidores

Enfermeiros e outros profissionais da Saúde de Teresina, irão realizar uma paralisação nesta terça-feira (02), em protesto pelo corte de salários dos servidores, especialmente os que atuam no setor Covid-19. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos do Piauí (Senatepi), Erick Ricelly, o valor recebido por plantão é de R$ 100. 

A informação é de que toda a categoria vai parar. Eles reivindicam os salários que estão atrasados e que a Prefeitura de Teresina não faça cortes na remuneração. 

“É algo preocupante. Cortes por cima de cortes em seus salários. Pessoas que até ontem eram chamados de herois e agora, no meio da pandemia, se deparam com seu contracheque quase pela metade. Nesse momento, quem está no setor covid, teve seu plantão cortado pela metade. R$ 100 um plantão”, contou.

Por outro lado, o prefeito de Teresina, o médico Dr. Pessoa (MDB), informou que o pagamento não é de responsabilidade da PMT, mas sim, do Governo Federal. 

“Os reclames dos funcionários da área da saúde não são de cunho local, mas do governo federal. Não estou jogando pedra no Governo Federal. Mas gostaríamos que continuassem todos esses repasses que o Governo Federal deixou de fazer pelo Ministério da Saúde. Algumas coisas que deveriam ter sido continuadas pelo Governo Federal”, disse Dr. Pessoa.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que os repasses do Governo Federal foram suspensos em dezembro de 2020.

Leia abaixo a íntegra da nota:

A Fundação Municipal de Saúde informa que não teve redução real de salários dos profissionais que trabalham na área da saúde de Teresina. Os salários, insalubridade e plantão estão sendo pagos rigorosamente em dia. O que houve foi o fim do acréscimo temporário (até dia 31 de dezembro de 2020) de 20% no valor da insalubridade que foi autorizado em pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com aporte de recursos específico para essa finalidade. 

No caso de segundo turno, também está sendo pago para os servidores cujos setores comprovem a necessidade. A FMS informa ainda que todas as medidas foram discutidas com as diretorias e informadas ao sindicato da categoria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo