Notícias

Teresina tem 45 vans circulando o dia todo durante a greve

Trabalhadores ainda não chegaram a um consenso e a greve deve continuar por tempo indeterminado

A população de Teresina tem à sua disposição 45 vans atendendo as quatro regiões da capital. Como a greve dos ônibus já dura 22 dias e não há previsão de retorno do serviço, o transporte alternativo é mais uma opção para quem precisa se locomover pela cidade. 

Atualmente os veículos fazem trajetos dos bairros a pontos específicos da capital, como shoppings e o Centro Administrativo. As linhas que passam pelos shoppings rodam das 5h às 23h enquanto as demais circulam das 5h às 19h.

Soma-se a isso uma relação de proximidade maior que acaba se desenvolvendo entre o passageiro e o vanzeiro, a facilidade de as vans pararem em locais próximos à casa dos usuários e a rapidez nas viagens. 

“É um transporte essencial, a gente entra como uma opção maior e um custo menor, fora que já tem o Uber, mototáxis. A gente pega o passageiro praticamente na porta da casa, temos  flexibilidade de parar em qualquer lugar, além da rapidez, sem contar que cria-se um vínculo entre passageiro e o vanzeiro, uma vez que vemos mais é o dono trabalhando, o filho [do dono], a mulher [do dono], então cria-se aquele elo do passageiro com o vanzeiro por conta disso. Os passageiros esperam a van no horário que já conhecem, torna-se uma relação quase familiar”, diz a diretoria administrativa do Sindicato dos Proprietários Autônomos de Transportes Alternativos de Passageiros do Estado do Piauí (SINTRAPI).

Para o sindicato, todo esse conforto poderia contemplar muito mais a população de Teresina nesse momento de greve se as vans pudessem fazer percurso semelhante aos dos ônibus. 

“A nossa intenção é passar cm as vans onde os ônibus passam e dá para a população conforto, levar do bairro para o Centro, para as praças, para a [Avenida] Frei Serafim, ou seja, ter essa flexibilidade completa e não passar somente pelas vias paralelas. As vans querem mais espaço nas rotas principais”.

Confira abaixo a tabela com o total de vans por linha:

Mocambinho / Alto da Ressurreição – 6 vans

Santa Maria / Centro Administrativo – 6 vans

Angelim / Vila Bandeirantes – 6 vans

Nova Teresina / Macaúba – 6 vans

Poty Velho / Dirceu II – 6 vans

Promorar / Satélite – 6 vans

05:00 da manhã até as 19:00

Bela Vista / Shopping – 4 vans

Porto Alegre / Shopping – 7 vans

05:00 as 23:00 as linhas do Shopping

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo