Notícias

“Como falar pra minhas crianças que o alimento pode faltar?”, diz

Substituta há oito anos, ela diz que nunca aconteceu em gestões anteriores. Profissionais foram pegos de surpresas e não deram explicações

Os servidores e servidoras que trabalham de forma substituta na Saúde de Teresina, também estão no mesmo rol de trabalhadores que ficaram sem salários e sem explicações neste mês de fevereiro. 

De acordo com denúncias encaminhadas ao El Piauí, cerca de três mil trabalhadores atuam desta forma dentro da estrutura da Prefeitura de Teresina. O pior, é que não houve uma comunicação formal aos trabalhadores, que acabaram sendo pegos de surpresas e ainda não sabem se continuarão em seus locais de trabalho. 

“Quando soube por mensagens das demais servidoras substitutas, entrei em contato  com a FMS Setor de Cadastro, a atendente me confirmou que fomos dispensados, sem autorização para receber pagamento, me orientou a ligar para um outro número final 8720 para obter maiores informações. Mas que infelizmente nenhum servidor substituto que trabalhou no mês de fevereiro de 2021 iria receber dinheiro. Nem ela sabia o motivo e não tinha nenhuma justificativa”, disse uma servidora que trabalha em uma UBS da capital há cerca de 8 anos.

Leia mais: Dr. Pessoa é vaiado e chamado de “mentiroso” por profissionais da Saúde: “Prefeitura não deve um centavo”

Profissionais da Saúde durante manifestação realizada na frente
do Palácio da Cidade Foto: Divulgação

Questionada sobre a ausência do pagamento, que é a fonte de renda para o sustento de sua família, ela conta que há 8 anos na PMT, trabalhando como substituta, esta é a primeira vez que isso acontece. Ela denuncia ainda, que diversas UBS’s possuem estruturas precárias e que recebem um valor abaixo do que deveriam receber. 

Trabalho há  8 anos na Fundação Municipal de Saúde, assim como as demais colaboradoras substitutas trabalhamos com compromisso e responsabilidade, na maioria das vezes em UBS sem estrutura física, com o financeiro abaixo do valor real, mesmo assim cumprimos com nossos deveres diário para com o bom atendimento aos pacientes dessa cidade. Essa situação covarde para com os chefes de famílias nunca aconteceu em nenhuma gestão anterior, o que causa prejuízos irreparáveis tanto para o servidor quanto para familiares que esperam o provento ao final do mês. Me sinto triste, impotente diante dessa situação. Como farei para honrar meus compromissos financeiros? Como vou falar para minhas crianças que o alimento pode faltar? Que podem passar fome”, lamenta.

Leia ainda: Servidores da Saúde ficam sem salários, enquanto Dr. Pessoa gasta R$ 53 milhões para comprar máscaras e luvas

Greve na Saúde
Trabalhadores da Saúde, como enfermeiros, técnicos e médicos, deflagram uma greve geral por três dias em Teresina. Eles questionam o corte de salários e a retirada de benefícios, principalmente para aqueles que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

Segundo a Fundação Municipal de Saúde, a Prefeitura de Teresina não deve um centavo sequer aos profissionais. A informação é de que o Governo Federal deixou de efetuar repasses referentes à essa classe, o que de imediato culminou com o corte dos recursos. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo