Política

Ciro Nogueira se apropria de atuação da Sesapi sobre UTI

Senador espalhou em suas redes sociais aquisição de 25 UTI's para Parnaíba e Picos. Sesapi havia solicitado ainda em dezembro de 2020

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) está sendo alvo de críticas após divulgar em suas redes sociais, uma Fake News, onde mente, afirmando que teria viabilizado a habilitação de 25 leitos de UTI Covid junto ao Ministério da Saúde, para os municípios de Parnaíba e Picos.

De acordo com os dados divulgados nas redes de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), os pedidos foram protocolados nos meses de dezembro e janeiro. Ao todo, foram solicitados mais de 200 leitos de UTI Covid para os municípios de Teresina, Picos, Floriano, Piriripi, Oeiras, São Raimundo Nonato, Parnaíba e Bom Jesus.

Mas, no vídeo, Ciro Nogueira comemora como se ele tivesse conquistado a habilitação dos leitos, através da atuação dele no Senado. Contudo, até o momento, o senador tem defendido a liberação das atividades comerciais e junto ao Governo Federal solicitou somente autorização para sortear e distribuir camisetas na internet, um ato claro de campanha extemporânea.

“Nesta semana conseguimos junto ao Ministério da Saúde a autorização de 25 novos leitos de UTI para nosso Estado, nas cidades de Picos e Parnaíba. Agradeço ao ministro Pazuello que atendeu ao nosso pedido de ajudar nosso Estado. Seguimos trabalhando para que os piauienses tenham o atendimento necessário nesta pandemia”, diz trecho do vídeo.

Assista abaixo a íntegra do vídeo:

No entanto, a Sesapi explica que a solicitação acontece somente através das prefeituras municipais e tem a intermediação da Secretaria de Saúde do Piauí. De acordo com Joselma Oliveira, diretora de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar da pasta, todos esses leitos já solicitados, estão sendo mantidos até o momento, com recursos do Governo do Piauí e que com a habilitação junto ao Ministério da Saúde, este passaria a ficar na responsabilidade do custeá-los.

“Habilitação de leitos é resultado da solicitação de cada Estado, onde cada Estado faz a solicitação do quantitativo de leitos que está em funcionamento, que o Estado estruturou, equipou, colocou recursos humanos e mantém com recursos próprios e aguarda a habilitação, ou seja, o financiamento do Ministério da Saúde e vai mantendo com recursos próprios até essas habilitações serem liberadas pelo Ministério da Saúde. É discutido o quantitativo conforme a capacidade instalada de cada hospital, assim como é discutido na Comissão Intergestora bipartite, e é aprovado esse total e mandado esse requerimento para o Ministério da Saúde”, garantiu.

Para o município de Picos, os leitos (20) foram solicitados em 11 de dezembro de 2020 e estão montados no Hospital Regional Justino Luz. Já para o município Parnaíba, os leitos (5) foram destinados para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A solicitação foi feita no dia 5 de janeiro de 2021.

“Em relação a Picos e Parnaíba, que são estaduais, já haviam requerimentos ainda do ano de 2020, onde a gente vem sempre renovando essas solicitações de habilitação para manter esse custeio, manter esse financiamento em conjunto com o Ministério da Saúde”, completou.

Seguem abaixo os ofícios encaminhados ao Ministério da Saúde:

Até o momento, a Sesapi em parceria com as prefeituras municipais solicitou pouco mais de 200 leitos de UTI Covid para o Estado do Piauí. A expectativa é de que esses leitos sejam habilitados nesta sexta-feira (05), ou até o início da próxima semana.  

No quadro abaixo, o El Piauí mostra as cidades para onde esses leitos foram solicitados, a data em que foram solicitados, os hospitais onde foram instalados e a quantidade solicitadas. Acompanhe:

Abaixo, o El Piauí apresenta todos os requerimentos solicitando a habilitação de todos os leitos de UTI Covid expostos no quadro acima. Veja:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo