Notícias

Prefeito aliado de Ciro mentiu ao anunciar mortes por Covid no PI

João Félix, de Campo Maior, disse que dois pacientes morreram aguardando vaga no Hospital Regional. Nesta quarta-feira (24), local estava com 19 leitos disponíveis

O prefeito de Campo Maior (PI), João Félix (Progressistas), mentiu ao afirmar nesta quarta-feira (24), durante entrevista à TV Clube, que morreram dois pacientes dentro de ambulâncias esperando por vagas no Hospital Regional de Campo Maior. Os pacientes estariam contaminados com a Covid-19.

“Município não tem condições de atender a demanda. As pessoas estão morrendo dentro das ambulâncias de nossa cidade”, disse o prefeito.

Pouco depois, a reportagem entrevistou a diretora do Hospital Regional. Ela mostrou imagens da unidade de saúde e confirmou que haviam 19 leitos clínicos e de estabilização, o que contraria a informação do prefeito.

“Nós estamos nesse exato momento com 19 vagas de leitos clínicos, posterior a uma demanda muito grande pois atendemos toda essa região dos carnaubais. Não existe pacientes que foram à óbitos dentro de ambulância”, disse Celene Fontenele, gestora do hospital.

O médico Danilo Santos, que atua no Hospital explicou também sobre imagens veiculadas pela imprensa, que exibem uma série de ambulâncias na frente do hospital. As imagens estão sendo compartilhadas como atuais, mas ele garante que são de 20 dias atrás.

“Imagens de ambulâncias na frente do hospital são de 15 a 20 dias, foi na segunda onda. São pacientes que estão vindo de outros municípios, muitas vezes sem estarem regulados. Pacientes geralmente já em estado grave, mas todos foram atendidos. Quando chegam pelo SAMU são pacientes com quadros graves ou gravíssimos e durante o transporte pode complicar, pode ter a parada e vir à óbito, mas todos são atendidos”, disse.

Após a entrevista da diretora do hospital e do médico, o prefeito João Félix voltou a conceder entrevista e reconheceu que as imagens são antigas, não condizendo com o estágio atual da unidade de saúde.

“Mostraram as imagens, mas as imagens podem ser antigas, mas o que está se discutindo hoje, não é eu querendo mentir não. Precisamos ser verdadeiros, Campo Maior está um caos”, destacou.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), reafirmou o que disse Celene Fontenele. Ao todo, são 14 enfermarias e 50 leitos clínicos e de estabilização. Os dois óbitos registrados em Campo Maior, por Covid-19, nesta terça-feira (23), foram de pacientes que já estavam internados no hospital.

Leia abaixo a íntegra da nota:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que não foram registrados óbitos de pacientes dentro de ambulância, na última terça-feira (23), a espera de leitos no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

Os dois óbitos registrados no dia 23 de março, foram de pacientes que já estavam internados na unidade de saúde. Quanto à frequência de ambulâncias na data de ontem, apenas dois veículos deram entrada, ambas para fazer transferência de pacientes para Teresina.

O HRCM dispõe de 14 enfermarias com 50 leitos (clínicos e de estabilização), com canalização de gases e toda a estrutura para atendimento de pacientes com Covid-19, além de dois médicos 24h e equipe multiprofissional.  No momento, a unidade de saúde possui 19 vagas.

O Hospital Regional de Campo Maior atende a cidade de Campo Maior e 20 municípios da região. Quanto ao setor da maternidade no HRCM, o mesmo está em pleno funcionamento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo