Notícias

Da zona rural ao Palácio da Cidade: Conheça a primeira-dama

Sem berço de ouro e classe de primeira-dama, como ela própria fala, desejo de ajudar aos mais pobres é o que a motiva dentro da gestão do esposo

Quem observa o jeito simples de Samara Conceição, esposa do prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), já nota a diferença da presença feminina dentro do Palácio da Cidade, sede do poder executivo municipal. Enfermeira por formação, a jovem oriunda da zona rural de Teresina não se encaixa dentro do perfil de primeiras-damas vinda da alta sociedade e cheias de classe, como ela própria denominou.

Um vídeo de pouco mais de seis minutos, produzido pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, gerida pela jornalistas Karla Berger, retrata um pouco da vida da primeira-dama de Teresina, querida por uns e adorada por outros.

O material faz parte de uma campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado dia 8 de março, mas que é celebrado ao longo de todo o mês de março. Segundo ela, o papel da mulher na sociedade atual serve como exemplo de superação e de amparo para os que mais precisam.

Primeira-dama Samara Conceição e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Ser mulher para mim é coragem de ir à luta, é não desistir, é ser guerreira, batalhadora, em meio a críticas e a pedradas você sempre seguir em frente, olhar e dizer: eu tenho um propósito, eu tenho um objetivo, eu quero alcançar. Ser mulher é ser humana, é ter um coração cheio de amor e ajudar não somente aqueles que estão ao nosso lado, mas também outras pessoas que precisam de ajuda e não ao nosso lado e que a gente nem conhece”, destacou.

Preconceito
De origem humilde e vinda de uma família pobre da zona rural de Teresina, Samara Conceição relata ser alvo de preconceito, principalmente pelo fato de o papel de primeira-dama ser mais rebuscado, trabalhando sempre na diplomacia e pouco atuando dentro da administração do esposo, papel este, que Samara Conceição não abre mão de desempenhar.

Vinda da zona rural de Teresina, Samara Conceição revela preconceito e tabu de ser primeira-dama sem berço de ouro Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Anteriormente as primeiras-damas vinham tudo de berço de ouro, de classe, e eu vim com um tabu diferente. Eu sou da zona rural, eu amo e digo para todo mundo que é uma honra. Minha mãe era empregada doméstica, quebradeira de coco. E isso para mim é um maravilho, eu tenho orgulho de chegar aqui e dizer que sou da zona rural. Eu já passei por muito preconceito e ainda hoje passo, por ser da zona rural. Tem muita jovem da zona rural que passa por preconceito. É difícil conseguir emprego, quando diz que é da zona rural eles já dispensam”, disse.

“Dia-a-dia da primeira-dama é corrido, eu não fico só em casa não. Eu saio, visito comunidades da zona rural, visito UBS, visito bairros, vejo as instalações, o que tá precisando. Eu quero ter utilidade na administração, eu não quero só um título, eu quero poder trabalhar e honrar esse título que hoje está comigo. Já marquei de visitar escolas, quero andar realmente. A rotina do prefeito aumentou. Toda terça-feira atendo na prefeitura, quem quiser falar comigo é só ir lá”, completou.

Primeira-dama em visita aos povoados da zona rural acompanhada do prefeito Dr. Pessoa Foto: Reprodução/Redes Sociais

Críticas
A primeira-dama diz com ênfase estar sendo alvo de críticas de vários segmentos, tanto político quanto na imprensa. Contudo, ela destaca que muitas pessoas recomendam que ela e o prefeito Dr. Pessoa deveriam atender exclusivamente as lideranças comunitárias, mas a primeira-dama rechaça essa possibilidade e garante foco em atender as demandas das pessoas mais simples, representando “uma gestão do povo”. Ela ressalta ainda que não há distinções devido ao período eleitoral e que essa fase já foi superada.

“Já teve gente que chegou para mim e disse que a gente deveria receber só as lideranças, só que não é papel do prefeito receber só as lideranças e nem o meu também. A gente tem que receber é o povo, independente do que houve no período da campanha, o prefeito é do povo, a gestão é voltada para o povo”, disse

Ela lamenta o fato de a imprensa não dar importância para as ações sociais que são realizadas por intermédio da Prefeitura de Teresina e que contam com sua colaboração. Alvo de críticas e calúnias, segundo ela, a sociedade atualmente é massacradora.

Trabalho social é o que motiva atuação de Samara Conceição dentro da administração de Teresina Foto: Reprodução/Redes Sociais

“São tantas críticas e caluniações, mas ninguém mostra o outro lado do que a gente faz. Porque a sociedade é assim tão massacradora? É triste, ninguém fala. Nós saímos para entregar sopa e começou a chover, ou a gente entregava na chuva voltava com a sopa. Vamos cair na chuva, todo mundo caiu na chuva, mas ninguém saiu doente. Eu esperava no outro dia sair uma reportagem, primeira-dama saiu na chuva, mas nenhuma, nenhuma”, finalizou.

Assista abaixo a íntegra do vídeo:

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo