Política

Pré-candidato à prefeito oferece secretaria e apresenta propostas

Trabalhando em parceria com pré-candidato à vereador, eles atacam adversários e se colocam como novidade nas comunidades

Mesmo com os prazos prorrogados pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha eleitoral parece já ter tido um pontapé inicial no Piauí, principalmente no interior do Estado.

Em Luís Correia, por exemplo, no Litoral, pré-candidatos ao cargo de vereador e prefeito, quase que diariamente utilizam grupos em redes sociais e suas próprias contas para se colocarem como pretensos candidatos, fazendo promessas e críticas aos atuais gestores. Tudo isso, ao olho dos demais integrantes dos grupos e amigos virtuais.

O problema é que a legislação não permite propaganda antecipada e pode, inclusive, caçar o registro de candidaturas, após o prazo ser liberado, ou impedir que o então candidato registre sua candidatura.

A reportagem do El Piauí recebeu uma série de prints de um grupo denominado Comunidade Macapá/Maramar. Nele, um internauta identificado como Marcelo Ribeiro, pretenso candidato ao cargo de vereador, se apresenta aos integrantes como filho da terra, pronto para dar um basta nos políticos profissionais.

“Concordo plenamente com você. A nossa história política mostra exatamente isso. Tá na hora da nossa liberdade política. Tá na hora dos filhos do lugar. Essa também é a nossa bandeira. Pode contar comigo amigo. Basta dos políticos profissionais”, disse Marcelo Ribeiro.

Marcelo Ribeiro já está campanha aberto pelas redes sociais Foto: Arquivo Pessoal

 

Em uma outra publicação, o comunicador Neto Silva, da TV Amarração, se como pré-candidato à prefeito. Segundo ele, há mais de cinco meses o trabalho está feito na cidade, dentro da lei e do que determina o TSE.

“Irmão aceito sua opinião.  Mais já faz 5 meses que a gente luta fazendo pré-campanha em todo município.  Além da proteção de Deus, estamos por dentro da lei e das regras eleitorais.  Então vamos continuar lutando até o fim.  Deus lhe abençoe poderosamente”, publicou Neto Silva.

Outro trecho do diálogo encaminhado ao El Piauí, mostra que Neto Silva, inclusive, já está divulgando propostas eleitorais e prometendo secretarias em uma eventual administração capitaneada por seu grupo político.

“Por isso tô nessa Batalha, liso mais com fé em Deus que vamos mudar essa situação.  Difícil mesmo acreditar em mim porque todos que estão e já passaram só nos enganaram.  Chega, eu não aguento mais, Chega de tanta mentira e enrolação.  O posto do Macapá irá funcionar de 7 h até às 18h todos os dias com atendimento médico e medicamentos, transporte disponível para qualquer necessidade.   Isso não só na comunidade Macapá como em outros e que irão funcionar em lugares mais distantes 24h.  A prioridade e oportunidade de trabalho será primeiramente para os moradores da comunidade. Exemplo: vigia, enfermeiros, médicos, motoristas, zeladores e etc”, tascou no grupo.

“Daqui desse grupo eu quero uma pessoa pra representar a comunidade Macapá como secretário em nossa oportunidade”, completou Neto Silva.

Marcelo Ribeiro e Neto Silva seriam da mesma família. A informação é de que Neto e Marcelo são cunhados. Os dois estariam atuando em conjunto para atacar a gestão do prefeito Kim do Caranguejo e o pré-candidato à prefeito pelo PSD, Rafael Silva. Em uma das publicações, Marcelo encaminha um vídeo de uma reportagem veiculada na TV Antena 10, que critica o então vereador Rafael Silva.

No vídeo, sequer Rafael aparece dando sua versão aos fatos. A iniciativa pode ser enquadrada como fake News, visto que as denúncias nunca foram provadas na justiça.

Um integrante do grupo Macapá/Maramar entrou em contato com a reportagem e informou que já realizou uma denúncia junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), acerca do crime de propaganda extemporânea. Todos os diálogos em texto e áudio foram anexados à denúncia.

De acordo com o TSE, se forem caracterizadas ações que sejam alusivas à campanha extemporânea, o pretenso candidato ou cidadão comum, pode ser multado com valores entre R$ 5 mil e R$ 25 mil, ou o valor total da campanha divulgada se este for maior.  

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