Terça, 11 de Maio de 2021
86994186882
Notícias Novo decreto

Governo libera abertura de bares e do comércio aos sábados no PI

O toque de recolher foi mantido, a partir das 23h de segunda-feira (03) até o próximo sábado (08)

01/05/2021 10h46 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Foto ilustrativa Foto: Divulgação
Foto ilustrativa Foto: Divulgação

O governador Wellington Dias (PT) assinou um novo decreto permitindo a abertura do comércio em geral, bares e restaurantes aos sábados no estado do Piauí. Ele também prorrogou medidas restritivas que já estavam vigentes no decreto anterior, como o toque recolher a partir das 23h da próxima segunda-feira (3) até o próximo domingo (9).

Conforme o decreto, o horário do comércio em geral permanece o mesmo durante os dias da semana, estendendo-se agora aos sábados, podendo funcionar somente até às 17h. Já os estabelecimentos que optarem por funcionar até às 20h devem respeitar o período máximo de 9h de funcionamento. Os shoppings centers podem funcionar das 12h às 22h.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes, barracas de praia e estabelecimentos similares, bem como lojas de conveniência e depósitos de bebidas podem funcionar até as 22h, ficando vedada a promoção de eventos que gerem aglomerações.

Lockdown no domingo
A partir das 23h do dia 08 de maio até às 24h do dia 09 de maio, ficarão suspensas todas as atividades presenciais econômico-sociais, com exceção dos seguintes serviços considerados essenciais:

– mercearias, mercadinhos, mercados, supermercados, hipermercados, padarias e produtos alimentícios;

– farmácias, drogarias, produtos sanitários e de limpeza;

– bancos e lotéricas;

– oficinas mecânicas e borracharias;

– lojas de conveniência e lojas de produtos alimentícios situadas em rodovias estaduais e federais, exclusivamente para atendimento de pessoas em trânsito;

– postos revendedores de combustíveis e distribuidoras de gás;

– hotéis, com atendimento exclusivo dos hóspedes;

– distribuidoras e transportadoras;

– serviços de segurança pública e vigilância;

– serviços de alimentação preparada e bebidas exclusivamente para sistema de delivery ou drive-thru;

– serviços de telecomunicação, processamento de dados, call center e imprensa;

– serviços de saúde, respeitadas as normas expedidas pela Secretaria da Saúde do Estado do Piauí;

– serviços de saneamento básico, transporte de passageiros, energia elétrica e funerários;

– agricultura, pecuária, extrativismo e indústria;

– templos, igrejas, centros espíritas e terreiros.

Supermercados
O funcionamento dos mercearias, mercados, supermercados e hipermercados deve encerrar-se às 23h, sendo vedado o ingresso de clientes no estabelecimento após este horário, ficando ressalvado que, em relação aos clientes que já se encontrarem no interior do estabelecimento até o horário definido, será permitido o seu atendimento.

Também será vedado aos estabelecimentos o atendimento presencial para a venda de artigos de vestuário, móveis, colchões, cama box, aparelhos celulares, computadores, impressoras e demais aparelhos e equipamentos de informática.

Toque de recolher
No horário compreendido entre as 23h e às 05h, de segunda (03) até domingo (09), ficará proibida a circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ressalvando as pessoas que estão em deslocamento de extrema necessidades, como deslocamentos a: unidades de saúde, policial ou judiciária; trabalho em atividades essenciais ou estabelecimentos autorizados a funcionar na forma da legislação; a entrega de produtos alimentícios, farmacêuticos; a estabelecimentos que prestam serviços essenciais ou cujo funcionamento esteja autorizado nos termos da legislação; a outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 13h29 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 33°

32° Sensação
13 km/h Vento
55% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (12/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 33°

Sol com algumas nuvens
Quinta (13/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio