Notícias

Após roubo de cabos e fios, praça do Saci volta a ficar iluminada

Do final de abril até hoje, oito intervenções nos serviços de iluminação pública por causa de roubos

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) esclarece aos moradores do bairro Saci, zona Sul de Teresina, que a praça da avenida principal do bairro foi, novamente, alvo de criminosos e por isso ficou sem iluminação por alguns dias.

Segundo o coordenador de Iluminação Pública, Augusto César, é a segunda vez neste ano que os cabos da rede de iluminação do local são furtados. “Dessa vez, roubaram todo o cabeamento, por isso precisamos de mais tempo para o conserto. Estamos repondo aproximadamente 500 metros de cabos”, explica o coordenador.

As equipes já estão trabalhando na reposição dos cabos desde o domingo e está sendo feito o mesmo serviço da Ponte Estaiada. Ou seja, os cabos de cobre estão sendo substituídos por cabos de alumínio para tentar reduzir o interesse dos criminosos.

“A gente tem percebido que tem aumentado o número de furtos de março para cá, especialmente nas praças públicas. Como medida para evitar novas ações desse tipo, estamos instalando cabos de alumínio no lugar dos cabos de cobre, já que os cabos de cobre têm mais valor no mercado clandestino. Existem muitos receptadores desse material de cobre. Já o alumínio não tem. A gente já notou que os criminosos até chegam a cortar os cabos de alumínio, mas não levam. Esses cabos de alumínio exigem mais manutenção, mas é a saída que a gente encontrou para evitar mais prejuízos à população”, acrescenta Augusto.

Foto: Divulgação

O coordenador afirma ainda que, igual à situação da Praça do Saci, já foram registrados, do final de abril até hoje, oito intervenções nos serviços de iluminação pública por causa de roubos.

“Praça da Vermelha, Praça do Tancredo Neves, Praça da Mangueira (Parque Piauí), Praça da Brita (Dirceu) e Praça dos Cofres (Miguel Rosa). Nessa da Miguel Rosa, houve reincidência. Nós consertamos o problema do primeiro roubo e dois dias depois roubaram novamente. A gente precisa do apoio das forças policiais para cessar essa ação, encontrar esses criminosos e os receptores”, destaca Augusto.

Parte da Praça do Saci já está acesa desde a noite de ontem. O serviço deve ser finalizado ainda nesta terça-feira (11). “O trabalho é bem dificultoso, estamos com duas equipes no local, que deveriam estar nas ruas corrigindo problemas de poste apagado, mas estão lá, corrigindo o problema causado pelo roubo dos cabos”, lamenta o coordenador.

A população deve informar problemas na rede de iluminação pública, inclusive sobre os furtos, através do número 0800 280 4712 e 3234-8845.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo