Política

Anvisa confirma que médica quis alterar a bula da cloroquina

Em depoimento à CPI da Covid, Luiz Henrique Mandetta havia citado proposta de decreto para alterar a prescrição do medicamento

O presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, acaba de afirmar à CPI da Covid que a médica Nise Yamaguchi defendeu mudanças na bula da cloroquina para que o medicamento fosse usado para tratar Covid.

Ele também confirmou reunião sobre o tema, no Palácio do Planalto, com ministros de Bolsonaro.

Ao citar uma proposta de minuta de decreto presidencial para mudar a bula do remédio, Barra Torres disse aos senadores:

“Esse documento, ele foi comentado pela doutora Nise Yamaguchi. Minha reação foi muito imediata que aquilo não poderia ser feito. Só quem pode modificar uma bula de um medicamento registrado é a agência reguladora daquele país pelo detentor do registro.”

“A doutora perguntou sobre essa possibilidade e me pareceu estar mobilizada”, acrescentou.

O presidente da Anvisa afirmou não saber quem teve a ideia do decreto presidencial, que não vingou.

Barra Torres esclareceu que a tal reunião para discutir a mudança na bula da cloroquina durou pouco tempo. Dela, ainda segundo ele, participaram, além da médica, os ex-ministros da Casa Civil Braga Netto; da Saúde Luiz Henrique Mandetta; da Secretaria-Geral da Presidência da República Jorge Oliveira e da Secretaria de Governo Luiz Eduardo Ramos.

“Quando houve proposta de uma pessoa física isso me causou uma reação um pouco mais brusca. A reunião nem durou muito.”

Barra Torres ainda explicou como funciona o processo para mudar a bula de um medicamento:

“Um ‘laboratório x’ fabrica o remédio e descobre que o remédio tem uma outra utilização. Então, ele anexa um pesado dossiê de estudo clínico sobre aquela nova indicação. Só depois se dá entrada na agência reguladora do país por ajuste.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo