Sexta, 22 de Janeiro de 2021
86994186882
Saúde Covid-19

Florentino decide reativar mais de 20 leitos de UTIs devido a lotação em hospitais

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 414 ocupados

05/01/2021 15h24
Por: Francisco Lima
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Integrantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais) do Estado aprovaram agora há pouco a decisão de reativar 22 leitos de UTIs no Piauí para socorrer a rede em casos de lotação nos hospitais. 

Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) aponta o aumento de internações no Estado, devido a Covid-19. O monitoramento constatou a ocupação de 65% dos leitos de UTIs no estado e cerca de 60% de leitos ocupados em Teresina, que a principal demanda no Piauí.

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que a princípio, a rede em Teresina passa a contar com mais 22 leitos, sendo dez no Hospital Getúlio Vargas(HGV,; sete no Hospital Natan Portela e cinco no Hospital da Polícia Militar(HPM). Haverá ainda possibilidade de ampliação de leitos nos hospitais de Floriano e Parnaíba.

“Os leitos do Hospital Infantil, que estavam próximo de 100% tivemos uma diminuição da ocupação em razão das altas e voltou a um nível normal. Vamos ampliar na operação Covid mais cinco leitos no Hospital da Polícia Militar e estamos também fazendo um monitoramento para ampliação em Floriano e em Parnaíba”, disse Florentino. 

A Sesapi e o COE vão fazer o monitoramento periódico dos leitos clínicos e de UTI e será feita a ampliação de acordo com a necessidade de cada região. “Pouco a pouco, vamos nos adaptando à realidade de cada município em relação aos leitos para Covid-19. O governador Wellington Dias está atento. Nossa missão é atender à população piauiense”, afirma.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 414 ocupados, sendo 241 leitos clínicos, 160 UTIs e 13 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 7 mil 654 até o dia quatro de janeiro de 2021. A Sesapi estima que 140 mil 923 pessoas já estejam recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Os casos de Covid confirmados no Estado somam 144 mil e 200 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 2 mil e 863, sendo registrados em 201 municípios. Até agora, morreram 1.677 homens e 1.186 mulheres. 

Por conta do aumento crescente de internações em UTIs, o secretário Florentino repete o apelo à sociedade para adesão às medidas de prevenção ao contágio como forma de se proteger e proteger quem amamos. Usar máscaras, álcool em gel, manter o distanciamento e também pensar nos profissionais da saúde que atuam nos hospitais. “Estamos há quase dez meses trabalhando sem descanso e os nossos profissionais da linha de frente têm dado o seu máximo. Vamos colaborar e salvar vidas”. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 09h08 - Fonte: Climatempo
25°
Nevoa úmida

Mín. 22° Máx. 30°

25° Sensação
6 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (18mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio