Geral

Empresário anuncia fechamento do motel Garden em Teresina

Gastos fixos mensais que eram custeados mesmo com o motel estando fechado

O empresário Danilo Damásio decidiu encerrar as atividades do Motel Garden, localizado na zona sul de Teresina, por não suportar o prejuízo causado em função do fechamento das atividades econômicas consideradas não essenciais no estado do Piauí, por conta dos decretos de isolamento do governador Wellington Dias e do prefeito Firmino Filho.

Em entrevista, na manhã desta quarta-feira (24), o empresário afirmou que com gastos fixos mensais que eram custeados mesmo com o motel estando fechado, tornou-se impossível manter o estabelecimento, que passou a apresentar prejuízo depois de 21 anos de inauguração.

“As empresas que têm o caixa mais fraco não aguentam grandes turbulências. Muitas delas estão com portas fechadas, mas muitos custos continuam, por exemplo, energia elétrica. A maioria das empresas têm contratos por demanda com a Equatorial, têm contratos de manutenção, enfim. Se você projetar que no futuro esse segmento não vai voltar ao normal tão cedo, prolongar o prejuízo no tempo fica inviável. A empresa estava apresentando prejuízo na pandemia e o cenário pós-pandemia não é bom, então é melhor parar”, pontuou.

Erros do Governo

Na visão do empresário, as medidas de isolamento social impostas pelo Governo do Estado do Piauí não levaram em conta situações específicas de cada município. Ele comparou, por exemplo, a Capital Teresina com o município de Morro Cabeça no Tempo, que possuem aspectos diferentes em suas atividades econômicas e as mesmas medidas acarretam resultados distintos na população, afetando negativamente.

“Essa quarentena no Piauí teve uma série de erros, por exemplo. Com um decreto só, tentar regulamentar a vida de quem mora em Teresina e Morro Cabeça no Tempo. No estado do Maranhão, São Luís fechou, mas nas outras cidades se abriu ou fechou de acordo com suas necessidades. O governador [Wellington Dias] faz um decreto, o prefeito Mão Santa quer abrir o comércio em Parnaíba e o judiciário não deixa, pois quer atrelar à medida do governador. Então a primeira medida que eu vejo que está errada é se pegar o estado do tamanho do Piauí, com situações diferentes, e determinar de Teresina a Morro Cabeça no Tempo as mesmas medidas de isolamento. Outro ponto: somente no Piauí a construção civil parou e a construção civil é emprego na veia. Na Espanha não parou, em São Paulo não parou, em lugar nenhum parou e aqui até as obras públicas pararam. A construção do viaduto do Mercado do Peixe, que é uma obra do Governo Federal, está parada. Isso é um exagero”, avaliou o empresário.

26 funcionários desempregados

“Quem gostava do serviço do Garden vai poder usufruir do mesmo serviço no Afrodite, inclusive, estamos transferindo algumas suítes que faziam sucesso no Garden para o Afrodite. Até para me consolar mais, eu olho para a empresa como números. Se ela está positiva, ok!, se ela está negativa eu preciso encerrar para que ela não quebre as outros, pois eu não posso ter uma empresa dando prejuízos, comendo o lucro de outra. Lá no Garden 26 funcionários foram demitidos. Eu não posso me apegar emocionalmente com uma empresa, eu tenho que me apegar com a rentabilidade e, infelizmente, o Garden não dá mais”, lamentou.

Rede hoteleira

A pandemia do coronavírus trouxe reflexos também no setor hoteleiro. O Metropolitan Hotel conta apenas com 32 funcionários, do total de 89 colaboradores que havia no início dos decretos de isolamento social.

“Os hotéis podem funcionar, o prefeito determinou, mas se ele fechou o comércio e não tem ninguém que visita Teresina, vai se hospedar para quê? Então não tenho hóspede. Eu cheguei a ter 40 apartamentos diários somente para tripulação de avião. Hoje em dia estão chegando dois ou três aviões em Teresina, por semana. Com isso, alguns hotéis estão abertos e outros fechados, gerando demissão em massa. Isso é uma tristeza. Eu só não tive prejuízo maior pelo fato de eu ter atuação em todos os estados do Nordeste”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo