Domingo, 24 de Janeiro de 2021
86994186882
Notícias Teresina

Profissionais da Saúde ameaçam greve após portaria extinguindo gratificação

Equipes que eram do Programa Saúde da Família foram as principais afetadas

13/01/2021 11h59 Atualizada há 1 semana
Por: Carol Rodrigues
Profissionais da Saúde irão se reunir na Fundação Municipal de Saúde Foto: Divulgação
Profissionais da Saúde irão se reunir na Fundação Municipal de Saúde Foto: Divulgação

Profissionais da área da Saúde, em Teresina, estão organizando uma manifestação nesta quinta-feira (14), na sede da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

Isso devido ao decreto baixado pela Prefeitura de Teresina suspendendo o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), gratificação concedida aos profissionais que eram do Programa Saúde da Família (PSF).

"Ganhávamos uma gratificação para trabalhar as 40 horas, aí ontem meio dia, informaram que não tem mais, vamos voltar a trabalhar somente as 30 horas. Tudo por debaixo dos panos", disse uma médica inconformada. 

"Temos muitos médicos e enfermeiros que deixaram de trabalhar em outras coisas, nos plantões, para aderir ao PMAQ e agora de uma hora pra outras eles cortaram", completou.

Uma enfermeira da FMS, em contato com o El Piauí, confirmou a situação e informou que todos foram pegos de surpresa com a informação. Segundo ela, os profissionais da saúde que foram afetados estão se articulando para pressionar a FMS.  

Nas redes sociais, profissionais da saúde iniciaram postagens criticando a decisão Foto: Reprodução/Redes Sociais

 

"Nós éramos PSF, trabalhávamos 30 horas. Aí fomos convidadas para aderir ao PMAQ. Trabalhando um segundo turno, 40 horas, para ganharmos uma gratificação. Muitos profissionais aderiram, pois a gratificação era boa e agora baixaram essa portaria suspendendo o PMAQ e tirando a gratificação de todo mundo".

Segunda greve em 13 dias
Se de fato ocorrer, esta será a segunda greve enfrentada pela nova gestão da Prefeitura de Teresina, em apenas 13 dias de Governo. 

A primeira ocorreu na segunda-feira (11), quando os profissionais do serviço de transporte coletivo paralisaram os ônibus afetando toda a cidade.

O motivo da greve, que envolve motoristas e cobradores do Consórcio Theresina, é o não pagamento dos salários em sua forma integral, além do reajuste salarial de 2019, que não foi efetuado.

Outro lado
A reportagem do El Piauí não conseguiu contato com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde. O espaço está aberto para os devidos esclarecimentos através do email: [email protected]

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 03h30 - Fonte: Climatempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 31°

24° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (26/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio