Notícias

Pacientes de Manaus desembarcam em Teresina; vídeo

Em Manaus (AM), os pacientes vítimas de Covid-19 estão sendo sedados com morfina até a morte

Os nove pacientes vítimas da Covid-19 vindos de Manaus (AM), desembarcaram por volta das 11h45 desta sexta-feira (15), no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina. 

Além dos nove pacientes, cinco médicos também acompanham a comitiva. A previsão de chegada era pra noite de ontem (14), mas devido a falta de oxigênio, as pacientes tiveram que aguardar até a manhã de hoje. 

De acordo com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), a cidade está apta a receber novos pacientes caso seja necessário. “Não queríamos receber os 30 inicialmente, mas se for necessários estamos preparados com leitos e um corpo técnico para receber nossos coirmãos”, disse o prefeito. 

Pacientes morrendo sem oxigênio
O médico Paulo Márcio, diretor do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), disse que em Manaus (AM), os pacientes vítimas de Covid-19 estão sendo sedados com morfina até a morte. 

Leia mais: “Médicos bombeiam com as mãos até suspiro final”, diz diretor do HU-UFPI

Segundo ele, não há mais nenhum cilindro com oxigênio e os médicos e enfermeiros se revezam para bombear manualmente o ar nos pulmões dos pacientes, até que eles morram definitivamente. 

“Não há mais oxigênio na cidade de Manaus definitivamente. Os médicos e enfermeiros estão se reversando para ambuzar os doentes. A maioria deles viáveis e que estão sendo sedados com morfina e outros sedativos até o suspiro final, como forma de eutanásia”, disse o médico.

Piauí ajudando Manaus
Na tarde de ontem (14), o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, encaminhou 45 mil EPIs e 30 mil testes rápidos da Covid-19 ao Estado do Amazonas. 

Leia ainda: Piauí cede EPIs e 30 mil testes da Covid-19 para Manaus

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo