Política

Prefeito acompanha chegada de pacientes de Manaus

“Nós, junto com o HU, estamos preparados não só no espaço, mas no corpo técnico de alta qualidade

O prefeito de Teresina Doutor Pessoa esteve na manhã desta sexta-feira, 15, no aeroporto para recepcionar e acompanhar a chegada dos nove pacientes com Covid-19 que chegaram a Teresina. Ele destaca que a cidade tem suporte para esse atendimento tão necessário para contribuir com os doentes de Manaus (AM). “Nós, junto com o HU, estamos preparados não só no espaço, mas no corpo técnico de alta qualidade e, se necessitarem enviar mais pessoas, nós estamos preparados”, destaca.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, explica que nessa logística de atendimento tem a integração da Prefeitura de Teresina, Hospital Universitário (HU), Governo do Estado e entidades privadas que forneceram ambulâncias. Sobre o atendimento, ele relata como deve acontecer. “Será feita a triagem e, conforme a gravidade, os pacientes serão deslocados em ambulâncias avançadas ou básicas e o deslocamento deve ser o mais rápido possível para o HU, onde tem estrutura física adequada e de boa qualidade”, diz. Em um primeiro momento, estava previsto que seriam 30 pacientes a serem atendidos em Teresina, sendo que as demais vagas permanecem à disposição e ainda poderão ser utilizadas.

Sobre o atendimento com o transporte dos pacientes ao HU, Francina Amorim, coordenadora do Samu, informa que são 10 ambulâncias, duas de suporte avançado, seis de suporte intermediário e duas de suporte básico. “Estamos aguardando a orientação dos médicos que estão na equipe do suporte aéreo, e nossos profissionais irão trabalhar para que o atendimento seja o mais rápido possível”, comenta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo