Economia

Com a saída da fábrica, compensa comprar Ford zero?

Fabricante parou de produzir, mas lojas ainda possuem carros no estoque

A Ford surpreendeu funcionários, concessionários e clientes ao anunciar na última segunda-feira (11) o fim da produção de carros no Brasil. Como consequência, Ka, Ka Sedan e EcoSport irão sair de linha, mas ainda há unidades no estoque. Será que vale a pena comprá-las na promoção?

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que a Ford ainda não ofereceu nenhum desconto de fábrica, algo que é esperado por alguns lojistas. Autoesporte ligou para diversas concessionárias e em todas os valores praticados são os mesmos de antes do anúncio da paralisação. De acordo com a empresa, “ainda é prematuro falar sobre política de preços. Ela seguirá as condições de mercado”.

Em São Paulo, o Ka é o que tem mais unidades em estoque, o que faz com que os descontos do hatch sejam maiores se comparados aos do SUV. Para ter uma ideia, a versão de entrada é tabelada a R$ 51.990, mas chega a ser oferecida por R$ 48 mil.

Vale a pena?

Para descobrir se vale a pena comprar modelos que estão saindo de linha, é preciso se preocupar com dois fatores: manutenção e desvalorização. O primeiro item promete não causar problemas, já que a Ford garante que não abandonará os seus clientes.

Vale reforçar que a montadora não irá sair do país. Em comunicado, a empresa afirma que “estará ativamente presente no Brasil com sua rede de concessionários e continuará oferecendo assistência total ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia.”

O problema surge na hora de levar a desvalorização em conta. Com o anúncio do fim da produção, diversos clientes que haviam dado sinal para comprar um Ford desistiram do negócio. O mesmo aconteceu com proprietários de Ka e EcoSport, que decidiram colocar seus carros para vender. Tudo isso faz com que o volume desses veículos cresça no mercado e os preços, claro, caiam. É a lei da oferta e da procura.

A situação do EcoSport é ainda pior. O SUV perdeu muito espaço no mercado de zero-quilômetros na última década, o que refletiu diretamente nos modelos usados. A desvalorização na oferta pelo utilitário já era grande e deve ficar ainda maior após o anúncio da Ford. O Ka terá uma desvalorização menor, já que é um modelo popular muito procurado no mercado de usados e seminovos.

A resposta se vale a pena ou não é: “depende do perfil do cliente”, afirma Antônio Jorge Martins, coordenador da FGV de cursos automotivos. “O que é preciso levar em consideração na hora da compra é que a desvalorização será inevitavelmente maior do que seria antes do anúncio do fim da produção. Quanto a mais irá desvalorizar? Ninguém sabe ainda, é cedo para dizer”, diz.

“Sem dúvida, esses carros terão uma tendência de desvalorização maior ao longo do tempo, mas saiba que a Ford é uma marca forte. Você encontra qualquer mecânico que sabe mexer no carro. É uma empresa conhecida no Brasil todo. Essa é uma grande diferença se compararmos com outras que deixaram de produzir no Brasil. O cliente dificilmente será abandonado”, conclui.

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