Terça, 02 de Março de 2021
86994186882
Política Teresina

Ciro joga o 'canto da sereia' em vereadores, mas retrospecto é de consecutivas derrotas

Senador conversa com PDT, PSL e quer atrair o MDB. Governo se adianta e reforça aliança para 2022

12/02/2021 12h31
Por: Eduardo Amaral
Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas Foto: Divulgação
Senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas Foto: Divulgação

O senador Ciro Nogueira (Progressistas) está em campo tentando se aproximar de partidos e políticos para comporem sua chapa em 2022. Nos últimos dias, muito próximo de alguns veículos de comunicação, o senador piauiense tem divulgado reuniões e supostos apoios, principalmente de vereadores. 

O último encontro ocorreu com o PDT, onde Ciro disse que bateu o martelo e que o partido estará com ele na disputa pelo Governo do Piauí. 

Enzo Samuel, Evandro Hidd e Alan Brandão, vereadores de Teresina, eleitos pelo PDT, estiveram em Brasília com o senador, mas cabe aos deputados Flávio Nogueira e Flávio Nogueira Júnior, a decisão final. 

Atualmente, ambos estão na base de sustentação ao Governo de Wellington Dias (PT) e dificilmente sairão para aventurar um apoio à Ciro Nogueira. Inclusive, Flávio Nogueira Júnior é secretário de Estado do Turismo. A expectativa é de que eles saíam do PDT e migrem para outras legendas onde seria viável de forma mais encorpada suas reeleições.

Além do PDT, o PSL é outro partido cortejado pelo senador. Os vereadores Luís André e Teresinha Medeiros também dialogam, e tentam levar os ex-vereadores Zé Filho e Major Paulo Roberto para o mesmo grupão. 

Cabe ressaltar, que apoio dos vereadores de Teresina nunca foi decisivo para eleição do executivo estadual. Basta lembrar os últimos pleitos, onde o grupo ligado ao ex-prefeito Firmino Filho sempre contou com o amplo apoio da bancada governista na Câmara Municipal.

Em 2014, por exemplo, Zé Filho (MDB), com Sílvio Mendes (PSDB) de vice, foram derrotados por Wellington Dias. Já em 2018, o candidato do PSDB, Luciano Nunes, acabou ficando em terceiro, atrás até de Dr. Pessoa, que era candidato solo e à ápoca filiado ao Solidariedade. 

Correndo por fora, o grupo governista dialoga com políticos ligados ao grupo de Firmino, vereadores e suplentes. A expectativa é de que o PSDB e outros partidos sejam esvaziados.

Por fim duas ponderações. A primeira é a certeza de que Ciro será o candidato. Ele não quer, mas busca estruturar o caminho para um indicado, possivelmente a deputada federal Iracema Portella (Progressistas), sua ex-esposa. Segundo, que a Polícia Federal segue na cola do senador e muito em breve novas diligências poderão ser deflagradas. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Teresina - PI
Atualizado às 14h49 - Fonte: Climatempo
26°
Chuva fraca

Mín. 22° Máx. 31°

28° Sensação
7 km/h Vento
89% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (03/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 34°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (04/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 23° Máx. 33°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio