Notícias

“Heróis da saúde também pagam contas”, diz enfermeira após corte de gratificação em Teresina

Gratificações para profissionais foram cortadas na primeira semana de gestão do prefeito Dr. Pessoa (MDB)

Os profissionais da área da Saúde de Teresina, atendidos pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), tiveram a gratificação cortada neste mês de janeiro, após a nova gestão municipal assumir o comando. 

Revoltados, eles realizaram um ato na frente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) na manhã de ontem (14) e reivindicam a manutenção dos valores que eram repassados no contracheque mensalmente. 

Leia mais: Profissionais da Saúde ameaçam greve após portaria extinguindo gratificação

De acordo com a enfermeira Nancy, da UBS do bairro Poty Velho, o PMAQ foi extinto pelo Governo Federal em agosto de 2020, mas a gestão municipal assumiu os repasses e manteve o programa. Contudo, neste mês de janeiro, o corte foi anunciado. 

Foto: Divulgação

 

“A gestão anterior vinha mantendo esse programa até agora em dezembro. Queremos que a gestão atual reveja essa decisão de tirar essa gratificação agora, nesse momento, porque vai reduzir carga horária, vai reduzir os profissionais, e terá UBS que só vai funcionar um turno, aí nós estamos com uma demanda reprimida de outras coisas que foram paralisadas devido a pandemia e precisamos atender. Precisamos é de mais gente e de mais carga horária. Não vem mais verba do Governo Federal mais a Prefeitura pode arcar com verba própria. Não é hora de cortar, temos a verba do outro programa que substituiu que é o Previne Brasil, que não foi levado a diante devido a pandemia”, disse ela.

Revoltada, a enfermeira também disse que não é o momento de cortar gastos olhando para a saúde, visto que o mundo passa por uma grave pandemia. Segundo ela, obras estuturantes, que são menos importantes neste momento, é que deveriam ser paralisadas. 

“Não é hora de mexer com a população que precisa ser atendida, e nem é hora de mexer com os heróis da saúde, porque os heróis da saúde também tem contas para pagar, também se alimentam, também compram remédio, também pagam escola de filhos, também tem suas despesas. Então, somos heróis, somos os anjos, e quando chega na hora da primeira medida de conter despesas se desconta nos heróis e nos anjos, pois que pare construção de avenida, de asfalto, mas não parem a saúde desse município que sempre funcionou”, disse. 

Na manhã desta sexta-feira, um grupo de profissionais se reuniu com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o médico Gilberto Albuquerque. Na conversa, segundo os profissionais, a ordem da gestão municipal é cortar gastos, mas que uma reunião com o prefeito Dr. Pessoa (MDB) e o vice-prefeito Robert Rios (PSB) seria realizada para tratar sobre o assunto. Contudo, inicialmente, a gratificação está cortada.  

Teresina sem recursos do Governo Federal
Em nota encaminhada ao El Piauí, ainda sobre a matéria inicial tratando do corte da gratificação, a assessoria de comunicação da FMS, disse que a Prefeitura de Teresina não está mais recebendo recursos referentes ao combate do novo coronavírus. 

Saiba mais: Teresina diz que não recebe recursos federais para combater Covid-19

Leia abaixo a íntegra da nota:
O ministério da saúde suspendeu recursos para o Nasf e COVID, recursos foram enviados até 31 dezembro. Não existe previsão de recursos do Ministério da  Saúde para esses casos. A FMS está  mantendo e ampliando assistência COVID mesmo sem aporte financeiro do Governo Federal. O prefeito está tentando  recursos para manutenção de toda assistência que os pacientes precisarem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo