Política

Pessoa esqueceu os pobres e sua bandeira de vida, o social

130 famílias foram surpreendidas pela Guarda Municipal derrubando casebres em ocupação na zona Leste de Teresina

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa (MDB) é outra pessoa totalmente diferente do candidato Dr. Pessoa. Carismático, focado no social e totalmente averso aos acordos políticos, o prefeito eleito mudou totalmente o tom do diálogo. Dr. Pessoa eleito prefeito é outro ser humano. 

Prova disso, é que ele sempre se gabou de ser um político humilde, de origem interiorana, e que somente aos 15 anos de idade foi alfabetizado. Formou-se em Medicina e conseguiu ser eleito vereador de Teresina e deputado estadual por alguns mandatos. 

Ao longo de toda sua vida pública, Dr. Pessoa apelou para o social, usando o discurso de que a simplicidade e os mais pobres eram sempre representados por ele, tanto na Câmara Municipal, quanto na Assembleia Legislativa. 

Análise: 1º golpe de Dr. Pessoa: sem Secretaria de Segurança, ele mostra que prioridade não é o povo, mas sim os aliados

Mas, bastou ser eleito prefeito de Teresina, para na primeira oportunidade mostrar que nem tudo que se promete é passível de ser cumprido quando se chega ao poder. 

Vídeo: Dr. Pessoa diz ter criado secretaria para agradar e acomodar aliado político

Com aval de Dr. Pessoa, cerca de 130 famílias, na maioria delas formadas somente por mães e crianças, foram escorraçadas na manhã deste sábado (23), de uma ocupação localizada no bairro Parque Universitário, na zona Leste da cidade. 

Leia mais:De forma truculenta, Guarda Municipal derruba casebres em ocupação; assista ao vídeo

Homens da Guarda Municipal e tratores derrubaram casebres e não deram sequer a oportunidade de diálogo por parte das mães que nem havia dado o primeiro alimento do dia aos filhos. Em nota, a SDU Leste, gerida pelo delegado James Guerra, informou que a ação tratou-se apenas de uma limpeza de área que pertence a Prefeitura de Teresina. 

A ação se caracterizou pela retirada de estruturas em locais em que não há moradias, então, não se trata de desocupação, mas somente a limpeza do terreno“, diz trecho da nota. 

Populares revoltados
Centenas de pessoas se aglomeraram nas primeiras horas da manhã deste sábado e bloquearam a Avenida Presidente Kennedy, nos dois sentidos. Pneus e galhos de árvores foram queimados e o congestionamento se formou até que a Polícia Militar chegasse ao local.

Saiba mais: Moradores bloqueiam Avenida Presidente Kennedy em protesto contra a Prefeitura de Teresina

“Olha aí o Dr. Pessoa mandando derrubar a casa do povo”, disse uma das ocupantes em vídeo. (Assista abaixo)

“A bagaceira que ele fez alí foi só o café, que ele ainda ia mandar o almoço e a janta, o Dr. Pessoa, o que andava aqui. O tratô arrastou tudo, derrubou tudo, só não arrastou aqui porque nós se reunimos e fizemos a manifestação e não deixamos eles entrar”, disse outra ocupante. (Assista abaixo)

Prefeito esteve no local e não gostou
Na última quarta-feira (20), Dr. Pessoa visitou o local e manteve um diálogo com os ocupantes. Ele se propôs a solucionar a situação e pediu para que uma comitiva visitasse a Prefeitura para abrir um canal de negociação. 

Contudo, após do local, ele comentou com assessores mais próximos que qualquer diálogo com os ocupantes, somente ocorreria após a desapropriação da terra. A Prefeitura de Teresina não está disposta a negociar com os ocupantes. 

“Prefeito andou lá e não gostou do que viu. Só vai negociar se a área for desapropriada. As portas da prefeitura estão abertas. Porque invadir? Esse é um procedimento inadequado”, disse o secretário Edmilson Ferreira, da SEMDUH. 

Ao todo, Teresina possui cerca de 98 mil famílias em terrenos irregulares espalhados pela cidade. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo