Política

PMT suspende repasses para Fazenda da Paz e Funaci

Só na Fazenda da Paz 50 funcionários serão demitidos e 45 dependentes químicos ficarão sem tratamento

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), mandou suspender todos os convênios da prefeitura com entidades sociais e instituições que atendem as pessoas mais pobres da cidade. Duas delas, foram a Fazenda da Paz e a Funaci.

De acordo com informações extraoficiais, a suspenção desses convênios se deram mediante a situação financeira em que se encontra a prefeitura. A PMT ainda não se posicionou sobre o assunto. Sem o repasse da Prefeitura de Teresina, as duas instituições correm sérios riscos de fecharem as portas, visto que quase toda a receita que mantém as mesmas em atividade é oriunda do poder público. 

Em nota, a administração da Fazenda da Paz disse que não sabe o que será da instituição daqui pra frente. Ao todo, 50 funcionários serão demitidos e 45 dependentes químicos terão que abandonar o tratamento.

Leia mais: 1º golpe de Dr. Pessoa: sem Secretaria de Segurança, ele mostra que prioridade não é o povo, mas sim os aliados

“A Prefeitura de Teresina através da SEMCASPI enviou um ofício encerrando todas as parcerias com a Fazenda da Paz. Estamos sem chão pois são 50 funcionários que serão demitidos e 45 dependentes químicos que a Fazenda terá que buscar parceria para continuarem no tratamento e 170 que são acompanhados pelo centro de convivência para o ingresso ao mercado de trabalho. Isso tudo sem mensurar as famílias e a sociedade beneficiada direta e indiretamente”, diz a Fazenda da Paz.

Funaci também deixará de receber repasses da Prefeitura de Teresina Foto: Divulgação

 

Leia ainda: Dr. Pessoa esqueceu os pobres e sua bandeira de vida, o social

Já a Funaci é uma entidade criada pelo falecido Padre Humberto Pietro Grande, que atua nas áreas da educação, saúde e formação técnica. 

Atualmente, mais de 100 crianças são atendidas diariamente pelas creches da Funaci na capital. 

O deputado estadual Franzé Silva, do PT, disse que logo que foi informado sobre a suspensão da parceria, entrou em contato com o vice-prefeito Robert Rios (PSB) para pedir que a Prefeitura de Teresina não tomasse a medida. 

Saiba mais: Para o prefeito, pagar todos os trabalhadores não é obrigação

“Esta manhã fomos surpreendidos com a notícia de que a Prefeitura de Teresina suspendeu todos os convênios com instituições que atendem, através de projetos sociais, milhares de pessoas vulneráveis em Teresina atendidas por diversas ONGs, dentre elas a @fazendadapazpi e a Funaci. Ao ser comunicado deste fato, contactei o Vice-Prefeito e Secretário de Finanças, Robert Rios solicitando que seja revista essa decisão. Na segunda-feira apresentarei requerimento no plenário da @assembleiapiaui , direcionado ao Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, reforçando a solicitação que fiz hoje ao Secretário Robert Rios. Não podemos deixar desamparadas tantas famílias em Teresina, especialmente em um momento como esse, em que buscamos enfrentar os efeitos dessa Pandemia, onde as ações de assistência social levam segurança social e dignidade para os mais vulneráveis”, disse o parlamentar.

Veja também: Primeira-dama zomba de servidores que serão demitidos da PMT

Prefeitura diz que luta por moradia tem orientação política

“Mostra que pobre não pode ter coisa boa”, diz Valdeci Cavalcante após Dr. Pessoa desistir do Sesc para moradores de rua

“Heróis da saúde também pagam contas”, diz enfermeira após corte de gratificação em Teresina

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Franzé Silva (@franzepiaui)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo